Quais são as consequências de altos níveis de distorção harmônica?

Quais são as consequências de altos níveis de distorção harmônica?

O maior medo do engenheiro de produção …

Assim como a pressão arterial elevada pode gerar estresse e problemas graves no corpo humano, altos níveis de distorção harmônica podem gerar estresse e problemas para o sistema de distribuição da concessionária e para o sistema de distribuição da planta.
O resultado pode ser o pior medo do engenheiro da fábrica – o desligamento de equipamentos importantes da planta que podem causar a parada de uma única máquina até uma linha ou processo inteiro.

O desligamento de equipamentos pode ser causado por inúmeros eventos. Como exemplo, os picos de tensão mais elevados que são criados por distorção harmônica colocam uma pressão extra sobre o motor e o isolamento, o que em última instância pode resultar em falha do isolamento e a parada do equipamento. Além disso, harmônicos aumentam o valor rms normal, resultando em aumento de temperaturas de operação para muitas peças dos equipamentos, reduzindo significativamente a vida útil.
A tabela a seguir resume algumas das consequências negativas que as harmônicas podem ter sobre equipamentos típicos encontrados no ambiente industrial.
Consequências negativas de Harmônicas no equipamento da planta

Embora estes efeitos terem sido categorizados por problemas criados pelas harmônicas de corrente e tensão, corrente e distorção harmônica de tensão normalmente existem juntos (distorção harmônica de corrente provoca distorção harmônica de tensão).

A distorção harmônica perturba o sistema industrial. O pior cenário é a perda de produtividade, rendimento e, possivelmente, de vendas.

As perdas de produção ocorrem por causa de paralisações devido as eventuais falhas de motores, acionamentos, fontes de alimentação, ou apenas a abertura acidental de disjuntores. Os engenheiros de produção se orgulham em manter baixos níveis de paradas da planta. 
Curso NR10 Online
Curso de NR10 100% online e 100% válido é na TOP Elétrica!!!

Por exemplo, cada 10°C de aumento nas temperaturas de operação de motores ou capacitores, poderá ocorrer a redução da vida útil do equipamento em 50%.

Referência: correção do fator de potência: um guia para o engenheiro da fábrica – Eaton
EPP – Electric Engenering Portal

Alexandre Diener
alediener@gmail.com
1 Comentário
  • Samuel Gimenez
    Postado em 19:17h, 06 abril Responder

    Saudações pessoal!!!
    Coloco-me à disposição para implementar solução de problemas relativos à eficiência energética, demanda, fator de potência, harmônicas, ou seja, solução em Parques Fabris com cargas que exijam controles e specíficos.
    Podem me contactar pelo e-mail: samuel@pacol.com.br e copiar emidio@mpeautec.com.br

    Atenciosamente,
    Samuel Gimenez

Poste um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.