Manual NBR 14039 – Download

Manual NBR 14039 – Download

Salve!

A norma NBR 14039 (Instalações Elétricas de Média Tensão) é uma das mais relevantes para o setor industrial brasileiro, já que pequenas e médias indústrias são atendidas nesse nível de tensão.

É considerável o desconhecimento dos detalhes desta norma no setor industrial, sendo que sua inobservância é diversas vezes relacionada com problemas de disponibilidade e segurança nas instalações industriais.

A NBR 14039 aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão (Geradores com transformadores elevadores).

A norma abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. As instalações especiais, tais como marítimas, de tração elétrica, de usinas, pedreiras, luminosas com gases (neônio e semelhantes), devem obedecer, além da NBR14039, às normas específicas aplicáveis em cada caso.

É válido salientar que as normas das concessionárias de energia locais devem ser seguidas, e veremos ainda em outro post que nem sempre existe consonância entre a 14039 e normas locais de concessionárias.

Desta forma, estamos disponibilizando os links para download de um manual da NBR 14039 realizado pela revista O Setor Elétrico, o qual encontra-se disponível em: http://www.osetoreletrico.com.br/web/a-revista/fasciculos.html

Donwload PDF:

Instalações de média tensão – introdução
Definições, princípios fundamentais e características gerais da instalação
Proteção para garantir a segurança
Seleção e instalação de componentes – Parte 1
Seleção e instalação de componentes – Parte 2
Verificação final
Manutenção e operação – Parte 2
Verificação final – Parte 2
Subestações
Subestações Parte II
Visão geral

Boa leitura!

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.