Como Medir o Isolamento de Motores?

Como Medir o Isolamento de Motores?

Resistência de Isolamento do Enrolamento

Se o motor não é colocado em operação imediatamente após sua chegada, é importante protegê-lo contra fatores externos, como umidade, temperatura alta e impurezas, a fim de evitar danos ao isolamento. Antes de o motor ser colocado em funcionamento, após um longo período de armazenamento, você tem que medir a resistência de isolamento do enrolamento.

Se o motor é mantido em um local com alta umidade, uma inspeção periódica é necessária.
É praticamente impossível determinar regras para o valor de isolamento mínimo efetivo da resistência de isolamento de um motor, porque a resistência varia de acordo com o método de construção, a condição do material de isolamento usado, tensão nominal, o tamanho e tipo. Na verdade, o que conta, são muitos anos de experiência para determinar se um motor está pronto para funcionar ou não.

Uma regra geral é de 10 Megohm ou mais.
 Valor da resistência de isolamento      Nível de isolamento
 2 Megohm ou menos Ruim
 2-5 Megohm                                        Crítico
 5-10 Megohm                                      Anormal
 10-50 Megohm                                    Bom
 50-100 Megohm                                  Muito bom
 100 Megohm ou mais  Excelente
A medição da resistência de isolamento é realizado por meio de um Megôhmetro. O teste funciona da seguinte forma: uma tensão CC de 500 ou 1000 V é aplicada entre os enrolamentos e a carcaça do motor.
Durante a medição e logo a seguir, alguns dos terminais operam com tensões perigosas e não devem ser tocados .
Agora, três pontos merecem destaque neste contexto: a Resistência de isolamento, Medição e Verificação.

1. Resistência de isolamento
A resistência de isolamento mínima de novos enrolamentos, limpos ou reparados com relação ao terra é de 10 Megohm ou mais.
A resistência mínima de isolamento, R , é calculado multiplicando a tensão nominal Un , com a constante fator 0,5 Megohm / kV . Por exemplo: Se a tensão nominal é de 690 V = 0,69 kV, a resistência mínima de isolamento é: 0,69 x 0,5 kV Megohm / kV = 0,35 Megohm
2. Medição
Resistência de isolamento mínima do enrolamento para a terra é medida com 500 Vcc. A temperatura do enrolamento deve ser de 25 ° C ± 15 ° C.
A resistência máxima de isolamento devem ser medidos com 500 Vcc com os enrolamentos a uma temperatura de funcionamento de 80 – 120 ° C , dependendo do tipo de motor e eficiência.
3. Verificação
Se a resistência de isolamento de um novo motor, limpo ou reparado, que foi armazenada por algum tempo é inferior a 10 Mohm , a razão pode ser que os enrolamentos são úmidos e precisam ser secos.
Se o motor está em funcionamento por um longo período de tempo, a resistência mínima de isolamento pode cair para um nível crítico. Enquanto o valor medido não caia abaixo do valor calculado de resistência mínima de isolamento, o motor pode continuar a executar. No entanto, se ela cair abaixo deste limite, o motor tem de ser retirado de serviço imediatamente, a fim de evitar que as pessoas se machuquem devido à tensão elevada da fuga.
Ref. EPP (Electrical Engineering Portal)
 https://www.topeletrica.com.br/cursos/nr10-basico/
6 Comments
  • GILBERTO GOMES DA SILVA
    Posted at 16:18h, 19 novembro Responder

    Amigo que trabalho maravilhosos. Parabéns

  • Jamil de Moraes Sexas Sexas
    Posted at 20:22h, 19 novembro Responder

    Prezados senhores, boa tarde! Muito bom! Cada um é doutor em sua área.Cuidado! com a intempéries ( calor, umidade, poeira e etc…) Meus parabéns!!! Continuem assim, deixando os clientes bem informados. Atenciosamente,

  • GILBERTO GOMES DA SILVA
    Posted at 22:17h, 20 novembro Responder

    Pessoal minha área é vendas e aquilo que me esforcei para aprender eu tenho passado numa linguagem menos técnica. É claro que não me aventuro num assunto como esses. Deixe esses assuntos para os engenheiros do negócio. Talvez tenha alguma coisa que interesse para vocês no https://monofaseeletric.blogspot.com.br Vejam lá, pois talvez seja de ajuda. Abraços;

  • Anônimo
    Posted at 09:28h, 21 novembro Responder

    Importante incluir nos ensaios os valores alcançados na apuração dos Índices de Absorção e Polarização, para análise das condições do isolamento do motor. Em alguns casos, dependendo do valor obtido no isolamento, é válido utilizarmos uma máquina de solda para fazermos circular corrente nos enrolamentos do motor, de modo a se tratando de umidade alcancemos condições satisfatórias para colocarmos o mesmo em operação.

  • Anônimo
    Posted at 17:32h, 23 junho Responder

    boa tarde. Não entendi sua matéria, você diz que uma resistência de isolamento de 2 Mega Ohm, é um isolamento ruim, depois você faz um cálculo dizendo que 0,35 Mega Ohm é a resistência mínima de isolamento…
    Desde já, obrigado pela atenção.

  • anderson rodrigues de aguiar
    Posted at 15:35h, 01 janeiro Responder

    doc a Mac cas exag /010 cmtc

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.